07/06/2021

Saúde da mulher: cuidados para ter o ano inteiro

O corpo da mulher passa por diversas transformações ao longo dos anos. Essas mudanças precisam ser acompanhadas por especialistas, para garantir mais qualidade de vida e para identificar, precocemente, possíveis problemas. Além dos cuidados básicos com a saúde, como manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e manter-se hidratada, alguns exames também são essenciais para a saúde da mulher e para o diagnóstico precoce de diversas doenças, como o câncer de mama, o câncer do colo do útero e a endometriose.

 

Em primeiro lugar, recomenda-se que as mulheres após os 18 anos, devam fazer uma consulta médica anual, geralmente com o ginecologista, que irá avaliar a necessidade da realização de exames específicos de acordo com a faixa etária ou com sintomas e sinais que venham a ser identificados. Veja quais são eles.

 

– Exames gerais que devem ser feitos anualmente: exames de sangue para avaliação do hemograma, glicemia, ureia e creatinina (função renal), colesterol total e triglicerídeos, função tireoidiana, exame de urina e parasitológico de fezes.

 

– Papanicolau e exame pélvico: devem ser feitos anualmente, a partir dos 18 anos, ou antes, caso a mulher já tenha mantido relações sexuais. Se estiver entrando na menopausa ou tenha passado por um tratamento para o colo de útero, esses exames podem ser realizados mais frequentemente, conforme o médico ache necessário.

 

Ultrassonografia pélvica ou via transvaginal: solicitado sempre que o ginecologista achar necessário.

 

– Autoexame de mama: é importante realizá-lo mensalmente, após o período menstrual. Caso não haja menstruação, é importante marcar um dia do mês para examinar as mamas. Se notar nódulo ou outra alteração, procure seu médico.

 

Mamografia: a partir dos 40 anos, todas as mulheres devem realizar esse exame anualmente. A mamografia também poderá ser realizada antes, a partir dos 35 anos, conforme o histórico familiar ou pessoal de câncer.

 

Densitometria óssea: no intuito de detectar precocemente a perda de massa óssea e prevenir fraturas, esse exame é indicado para mulheres a partir do 65 anos. Também poderá ser feito antes, conforme história clínica e risco de baixa massa óssea, que serão avaliados pelo médico, que também definirá quando o exame deverá ser repetido, geralmente a cada dois anos.

 

Agora que você já sabe quais são os exames que devem ser realizados regularmente, pois são essenciais para a saúde da mulher, não deixe de lado os cuidados com a sua saúde. Mantenha ela em dia e observe seu corpo: ao notar qualquer alteração, procure um médico.

 

Sempre que precisar, conte com o nosso cuidado.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.