25/05/2021

Cuidados com a pele

A pele é o maior órgão do nosso corpo e é um dos grandes focos que devemos ter para manter a saúde em dia. Diversos fatores contribuem para o surgimento de manchas, doenças e problemas na pele que podem causar danos para a saúde, como: poluição, estresse, tabagismo, clima, consumo de bebida alcoólica, exposição ao sol, alimentação e falta de cuidados diários. Por isso, manter alguns cuidados com a pele no dia a dia é muito importante. Separamos algumas dicas e informações para você começar a cuidar mais da sua.

Quais são os principais cuidados com a pele?

A Drª Aline Bianchini, Radiologista da Clínica Imagem, deu algumas dicas de hábitos para preservar a nossa pele. Veja quais são eles.

– Higiene adequada: é de extrema importância para manter a pele limpa, livre de poluentes e para remover agentes infectantes que possam se acumular durante o dia. É recomendado fazer uma limpeza duas vezes ao dia com sabonetes específicos para cada tipo de pele.

– Hidratação frequente: uma boa hidratação é feita com a ingestão de água durante o dia e
com o uso de hidratantes adequados para cada tipo de pele. Além de auxiliar na manutenção do viço e da beleza da pele, a hidratação é fundamental para manter a integridade da camada de proteção cutânea e para evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce e infecções.

– Uso de protetores solares: a exposição excessiva ao sol e à radiação ultravioleta tem efeito cumulativo, pois os raios solares penetram profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações, como o câncer de pele. A maioria dos cânceres da pele está relacionada à exposição ao sol, por isso devemos ter um cuidado especial com os horários de exposição e com o uso dos protetores solares.

– Consulta de rotina ao dermatologista: é importante manter um acompanhamento com um
dermatologista, para receber orientações adequadas sobre os cuidados específicos para cada tipo de pele, bem como para rastreio de eventuais lesões que possam surgir. Além disso, um especialista pode orientar e prescrever tratamentos adequados para prevenir doenças cutâneas, retardar sinais de envelhecimento e realizar procedimentos estéticos indicados com segurança.

Quais sinais na pele são motivos para consultar um dermatologista?

É fundamental ficar atento aos sinais que aparecem na pele e que podem indicar problemas. Ao notar qualquer um deles, é recomendado consultar um dermatologista o quanto antes. Veja quais são os principais sinais que devemos ficar de olho.

1) Lesões que apresentam sangramentos

Essas lesões podem ser problemas simples, podendo ser retiradas pelo dermatologista, ou podem ser um sinal de problemas graves, como o carcinoma basocelular, um câncer consequente da exposição constante à radiação solar. Por isso, a consulta ao dermatologista é essencial para que sejam feitos os exames necessários para a identificação do problema.

2) Alterações nas pintas

As pintas são sinais comuns, sem grandes riscos à saúde, mas, quando notamos alterações nelas, é preciso ficar atento. Algumas alterações comuns são mudanças no formato, no tamanho ou até mesmo na sua coloração. Ao notar qualquer mudança, é fundamental procurar um dermatologista, pois pode ser um sinal de melanoma.

3) Manchas brancas pelo corpo

As manchas brancas são um problema comum na pele e são causadas, principalmente, por infecções fúngicas que geram micoses. Somente um dermatologista pode indicar os medicamentos adequados para cada caso, para que as manchas sejam tratadas de forma correta.

4) Manchas de sol na pele

As manchas de sol também são comuns, principalmente nas pessoas que têm pele mais clara, o que as tornam mais suscetíveis aos efeitos do sol. Embora nem sempre sejam um indicativo de problemas, as manchas devem ser mostradas ao dermatologista para que ele possa avaliar a melhor maneira de evitá-las, já que podem provocar um envelhecimento mais rápido da pele. Normalmente, são indicados protetores solares ou cremes tópicos para a prevenção das manchas de sol.

Ultrassom dermatológico: como ele auxilia no diagnóstico de doenças na pele

O diagnóstico por imagem auxilia em todos os tipos de cuidados com a pele. Na Clínica Imagem, dispomos de profissionais especializados na realização do ultrassom dermatológico. De acordo com a Drª Aline Bianchini, “o ultrassom de pele é um método diagnóstico com alta tecnologia de imagem, que determina a extensão da lesão de pele, sua localização, profundidade, vascularização e relação com outras estruturas. Pode ser utilizado para avaliar a natureza de nódulos cutâneos, bem como para o estadiamento
das neoplasias, avaliando sua profundidade e a presença de metástases em trânsito. Também possui um papel importante no planejamento de procedimentos estéticos, trazendo mais segurança para a realização deles. É também de grande valia no diagnóstico de suas complicações que, quando precocemente detectadas, possuem maior chance de reversão”.

Assim, o ultrassom dermatológico é um exame que auxilia no diagnóstico de diversas patologias cutâneas e fornece informações que complementam o exame clínico, trazendo benefícios para a individualização do tratamento de cada paciente.

A Clínica Imagem incentiva a prevenção e o cuidado com a sua pele e com a saúde como um todo. Aqui, como citou a Drª Aline Bianchini, a medicina diagnóstica de precisão está aliada à sua saúde. Nosso cuidado é com você.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.